Definições sobre API no Smartsheet , como funciona?

Para que serve a API?

Entenda o que é a API e como conseguimos aplicar no Smartsheet!
Se você trabalha com software e banco de dados, provavelmente você já ouviu falar sobre API. A sigla API corresponde às palavras em inglês “Application Programming Interface”.
Traduzindo
para o português, significa “Interface de Programação de Aplicações”.

 

A API é uma plataforma com objetivo de integrar sistemas, possibilitando benefícios como a segurança dos dados, facilidade no intercâmbio entre informações com diferentes linguagens de programação e a monetização de acessos.


As APIs são um tipo de “ponte” que conectam aplicações, podendo ser utilizadas para os mais variados tipos de negócio, por empresas de diversos nichos de mercado ou tamanho, conforme veremos melhor ao longo de nosso post.


Imagina que você, brasileiro, está viajando para o exterior e precisa se comunicar com os nativos para eles te mostrarem informações sobre o restaurante que você queira. Você não fala a língua do país destino e precisa de alguém para fazer a tradução, correto?


A API faz justamente esse papel! Ou seja, ela vai traduzir suas informações para conseguir se comunicar com um software/banco de dados externo! O contrário também ocorre, ou seja, você consegue buscar as informações externas para o seu ambiente de trabalho!


A API trabalha em um ambiente invisível ao usuário comum, que enxerga apenas a interface dos softwares e aplicativos. No entanto, os profissionais de programação conhecem por dentro essa tecnologia que é resultado da evolução de diversos sistemas e ferramentas. Aplicativos e
softwares de diversos tipos são apenas passíveis de construção por meio dos padrões e especificações disponibilizados pelas APIs.


As APIs proporcionam a integração entre sistemas que possuem linguagem totalmente distintas de maneira ágil e segura. Em outras formas de integração de sistemas, o profissional que realiza o trabalho precisa, muitas vezes, instalar recursos compatíveis com o sistema no qual se busca efetuar a integração, gerando um grande trabalho e, consequentemente, atraso na geração de negócios e processos produtivos de uma companhia.


As possibilidades disponibilizadas pelo uso das APIs proporcionam para os desenvolvedores de softwares e aplicativos a possibilidade de conectar tecnologias heterogêneas, como diferentes bancos de dados, por exemplo. Além disso, é possível fazer com que funcionalidades e ferramentas específicas de determinados aplicativos sejam utilizadas em outros, sem que isso cause qualquer dificuldade, conforme veremos no tópico a seguir.


A API do Smartsheet 2.0 permite que você acesse e gerencie programaticamente os dados do Smartsheet da sua organização e as informações da conta. A API permite que você faça o seguinte:

 

• Ler e atualizar planilhas
• Gerenciar pastas e espaços de trabalho
• Administrar contas de usuário e conta da organização

 

Depois de rolar até a seção Referência do desenvolvedor, você pode visualizar exemplos de código na linguagem de programação de sua escolha clicando na guia correspondente no painel mais à direita. Cada guia corresponde a um Software Development Kit (SDK) que o Smartsheet fornece para facilitar o trabalho nessa linguagem de programação.


Como eu utilizo a API no Smartsheet?


Nós, da TaskIT, temos uma equipe de programadores que fazem isto para você! Nosso papel é entender sua dependa e eliminar etapas manuais do seu processo no dia a dia.


Já imaginou atualizar seus preços de produtos internacionais com o dólar do dia sem precisar de fazer isto de forma manual? Ou atualizar sua base de dados automaticamente e sem exceder limites de células? Essa e muitas outras possibilidades a TaskIT consegue fazer para você! A gente só precisa saber do seu processo e sua demanda!


Entra em contato com a gente! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *