Fórmulas Smartsheet: Pacote para Otimizar Seus Projetos e Tabelas

No contexto da gestão de projetos e automação de processos, o Smartsheet se destaca como uma plataforma poderosa que integra colaboração e organização em um único espaço. Uma das funcionalidades mais valiosas dessa ferramenta é a utilização de fórmulas, que permitem realizar cálculos, gerar relatórios e tomar decisões com base em dados estruturados. Para facilitar a aplicação dessas fórmulas, criamos este artigo, que reúne uma série de fórmulas úteis e práticas para otimizar o uso do Smartsheet. Com o objetivo de fornecer soluções consistentes e eficientes, todas as fórmulas aqui apresentadas seguem a mesma lógica, garantindo que possam ser facilmente adaptadas e aplicadas a diferentes tabelas e projetos, sem perder a uniformidade.

  1. Fórmula de contagem de paizinhos: 

=COUNT(CHILDREN([Nome da tarefa]@row)). Essa fórmula irá verificar se a tarefa é um “Paizinho” ou não, e irá dizer quantas tarefas possui abaixo dele.

  1. Fórmula menor data: 

=MIN(CHILDREN()). Essa fórmula traz a menor data de um paizinho que não seja automatizado, trazendo como resultado, a menor data de todas as tarefas, no campo Início Real

  1. Fórmula maior data: 

=MAX(CHILDREN()). Essa fórmula traz a maior data de um paizinho que não seja automatizado, trazendo como resultado, a maior data de todas as tarefas, no campo Prazo Realizado.

  1. Fórmula Parent: 

IF(Parent@row > 0; ” “. Essa fórmula irá verificar se a coluna Parent possui um número maior que 0, e caso seja, será retornado um espaço em branco.

  1. Fórmula Cancelado: 

IF(CONTAINS([Prazo Realizado]@row; “X”); “Cancelado”. Essa fórmula irá verificar se a linha “Prazo Realizado” contém um X escrito. Se possuir um X neste campo, o status será alterado para Cancelado.

  1. Fórmula Cancelado Saúde dos Projetos: 

IF(Status@row = “Cancelado”; ” “. Essa fórmula irá verificar se o status da linha é cancelado. Se o status for cancelado, ele irá deixar a coluna “Saúde do Projeto” em branco. 

  1. Fórmula Em Andamento: Fórmula Em Andamento: 

IF(AND(ISDATE(Início@row); ISDATE([Prazo previsto]@row); ISDATE([Início Real]@row)); “Em Andamento”. Essa fórmula tem como parâmetro, o preenchimento dos campos: “Ínicio Previsto”, “Prazo Previsto” e “Ínicio Real” com datas. Ao efetuar o preenchimento desses campos, o status será alterado automaticamente para Em Andamento. 

  1. Fórmula A Iniciar: 

IF(AND(ISDATE(Início@row); ISDATE([Prazo previsto]@row)); “A Iniciar”. Essa fórmula tem como parâmetro, o preenchimento dos campos: “Ínicio Previsto” e “Prazo Previsto” com datas.Ao efetuar o preenchimento desses campos, o status será alterado automaticamente para A Iniciar. 

  1. Fórmula bolinha amarela: 

IF(AND(Status@row = “Concluido”; [Prazo Realizado]@row > [Prazo previsto]@row); “Amarelo”. Essa fórmula tem como intuito mostrar que a demanda foi concluída, mas foi concluída com ATRASO. Os parâmetros para que essa fórmula seja acionada são: “Status” ser CONCLUÍDO e a data do campo “Prazo Realizado” ser MAIOR que a data “Prazo Previsto”.

  1. Fórmula multiplicação Storm: 

Probabilidade@row * Ocorrência@row * HH@row. Essa fórmula possui como parâmetro, o backlog estar de acordo + a fila do item ser FIFO. Após essas confirmações, será aplicada a multiplicação das colunas Probabilidade, Ocorrência e HH.

  1. Fórmula Fila: 

Fila@row = “FIFO STORM”. Essa fórmula possui como parâmetro, identificar qual é a fila que o item está colocado. Neste caso, irá apenas pegar a fila da FIFO.

  1. Fórmula Rank Storm:

=IF(ISNUMBER(Financeiro@row); RANKEQ(Financeiro@row; Financeiro:Financeiro; 0)). Essa fórmula possui como parâmetro, a coluna financeiro ser um número, para então aplicar um cálculo de ranqueamento, conforme print abaixo: 

  1. Para utilizar essa fórmula para as demais áreas, deve-se trocar apenas a coluna para alteração dos valores de ranque, exemplo: =IF(ISNUMBER(Operacional@row); RANKEQ(Operacional@row; Operacional:Operacional; 0))
  1. Fórmula Multiplicação demais diretorias:
    =IF(AND(AND(Fila@row = “FIFO STORM”); Status@row = “Backlog Operacional”); Probabilidade@row * Ocorrência@row * HH@row). Essa fórmula possui como parâmetro, o backlog ser de uma diretoria específica. Exemplo: Backlog Operacional. Após essa confirmação, e o item estiver na fila “FIFO STORM”, ele irá multiplicar as colunas Probabilidade, Ocorrência e HH desse BACKLOG apenas. 
  1. Exemplo de outra fórmula: =IF(AND(AND(Fila@row = “FIFO STORM”); Status@row = “Backlog Comercial”); Probabilidade@row * Ocorrência@row * HH@row)
  1. Quando temos um backlog selecionado, os demais NÃO SÃO IMPACTADOS, ou seja, não é feito o cálculo caso não seja o backlog Operacional. 
  1. Fórmula desempate diretorias:

=SUM(COUNTIFS(Diretor:Diretor; “Geovana”; Fila:Fila; “FIFO STORM”; Status:Status; “EM VALIDAÇÃO”); (COUNTIFS(Diretor:Diretor; “Geovana”; Fila:Fila; “FIFO STORM”; Status:Status; “EM DESENVOLVIMENTO”))).

  1. Essa fórmula, pode ser usada para todas as diretorias, trocando apenas o nome do diretor. 
  2. Contagem em validação: =SUM(COUNTIFS(Diretor:Diretor; “Geovana”; Fila:Fila; “FIFO STORM”; Status:Status; “EM VALIDAÇÃO”). Essa fórmula tem como parâmetro, CONTAR quantos itens existem para o diretor da área, ONDE, eles estejam na fila “FIFO STORM” e tenham como status “EM VALIDAÇÃO”. 
  3. Contagem em desenvolvimento: (COUNTIFS(Diretor:Diretor; “Geovana”; Fila:Fila; “FIFO STORM”; Status:Status; “EM DESENVOLVIMENTO”))). Essa fórmula possui como parâmetro, CONTAR quantos itens existem para o diretor da área, ONDE, eles estejam na fila “FIFO STORM” e tenham como status “Em Desenvolvimento”. 
  4. Soma desempate: =SUM(COUNTIFS(Diretor:Diretor; “Geovana”; Fila:Fila; “FIFO STORM”; Status:Status; “EM VALIDAÇÃO”); (COUNTIFS(Diretor:Diretor; “Geovana”; Fila:Fila; “FIFO STORM”; Status:Status; “EM DESENVOLVIMENTO”))). Essa fórmula possui como parâmetro, SOMAR os itens a e b, respectivamente.

TABELAS PROJETOS:

  1. Fórmula de automação de status:

=IF(Parent@row > 0; ” “; IF(CONTAINS([Prazo Realizado]@row; “X”); “Cancelado”; IF(AND(ISDATE(Início@row); ISDATE([Prazo previsto]@row); ISDATE([Início Real]@row); ISDATE([Prazo Realizado]@row)); “Concluido”; IF(AND(ISDATE(Início@row); ISDATE([Prazo previsto]@row); ISDATE([Início Real]@row)); “Em Andamento”; IF(AND(ISDATE(Início@row); ISDATE([Prazo previsto]@row)); “A Iniciar”; IF(AND(ISBLANK(Início@row); ISBLANK([Prazo previsto]@row); ISBLANK([Início Real]@row); ISBLANK([Prazo previsto]@row)); “Backlog”))))))

  1. Fórmula Parent e Cancelado, estão explicados nos itens 4 e 5 no documento, no item “Fórmulas Genéricas”
  2. Fórmula Em Andamento e A Iniciar estão explicados nos itens 7 e 8 no documento, no item “Fórmulas Genéricas”
  1. Fórmula Concluído: IF(AND(ISDATE(Início@row); ISDATE([Prazo previsto]@row); ISDATE([Início Real]@row); ISDATE([Prazo Realizado]@row)); “Concluido”. Essa fórmula tem como parâmetro, o preenchimento de TODOS os campos de data, ou seja, ao preencher todos os campos de data, o status será alterado para Concluído.
  1. Fórmula Backlog: IF(AND(ISBLANK(Início@row); ISBLANK([Prazo previsto]@row); ISBLANK([Início Real]@row); ISBLANK([Prazo previsto]@row)); “Backlog”. Essa fórmula tem como parâmetro, TODOS os campos de data estarem em branco, ou seja, no momento em que é criada uma tarefa e não é preenchido os campos de datas, o status será automaticamente alterado para Backlog.
  1. Fórmula Saúde do Projeto: 

      =IF(Parent@row > 0; ” “; IF(Status@row = “Cancelado”; ” “; IF(AND(OR(Status@row = “A Iniciar”; Status@row = “Em Andamento”); TODAY() > [Prazo previsto]@row); “Vermelho”; IF(AND(Status@row = “Concluido”; [Prazo Realizado]@row = [Prazo previsto]@row); “Verde”; IF(OR(OR(Status@row = “A Iniciar”; Status@row = “Em Andamento”); [Prazo previsto]@row = TODAY(); [Prazo previsto]@row > TODAY()); “Verde”; IF(AND(Status@row = “Concluído”; [Prazo Realizado]@row > [Prazo previsto]@row); “Amarelo”))))))

  1. Fórmula Parent e Cancelado, estão explicados nos itens 4 e 5 no documento, no item “Fórmulas Genéricas”
  1. Fórmula bolinha Amarela, está explicado no item 9 no documento, no item “Fórmulas Genéricas”
  1. Fórmula Bolinha Verde (status concluído): IF(AND(Status@row = “Concluido”; [Prazo Realizado]@row = [Prazo previsto]@row); “Verde”. Essa fórmula tem como propósito mostrar a bolinha verde na coluna “Saúde do Projeto”. Os parâmetros para que essa fórmula ocorra, são: campo “Status”, está como CONCLUÍDO e os campos “Prazo Previsto” e “Prazo Realizado” serem datas IGUAIS
  1. Fórmula Bolinha Verde (status a iniciar e em andamento): IF(OR(OR(Status@row = “A Iniciar”; Status@row = “Em Andamento”); [Prazo previsto]@row = TODAY(); [Prazo previsto]@row > TODAY()); “Verde”. Essa fórmula tem como propósito mostrar a bolinha verde na coluna “Saúde do Projeto”. Os parâmetros para que essa fórmula ocorra, são: campo “Status” ser ou A INICIAR ou EM ANDAMENTO e HOJE seja IGUAL ao campo “Prazo Previsto” ou “Prazo Previsto” seja MAIOR que HOJE.
  1. Fórmula Bolinha Vermelha: IF(AND(OR(Status@row = “A Iniciar”; Status@row = “Em Andamento”); TODAY() > [Prazo previsto]@row); “Vermelho”. Essa fórmula tem como intuito mostrar que a demanda daquela determinada linha, está ATRASADA. Os parâmetros para que essa fórmula seja acionada são: “Status” ser ou A INICIAR ou EM ANDAMENTO e que HOJE seja MAIOR que o campo “Prazo Previsto”.

DADOS, DEV E TI:

  1. Status Tarefas:

=IF(Parent@row > 0; ” “; IF(PARENT([Status Projetos]@row) = “Backlog”; ” “; IF(AND([Em Validação]@row = “False”; [Aguardando Retorno]@row = 0; ISDATE([Início Previsto]@row); ISDATE([Prazo Previsto]@row); ISDATE([Início Real]@row); ISDATE([Prazo Realizado]@row)); “Concluído”; IF(PARENT([Status Projetos]@row) = “Cancelado”; “Cancelado”; IF(CONTAINS([Prazo Realizado]@row; “X”); “Cancelado”; IF(PARENT([Status Projetos]@row) = “Standby”; “Standby”; IF(PARENT([Status Projetos]@row) = “Recorrência”; “Recorrência”; IF([Aguardando Retorno]@row = 1; “Aguardando Retorno”; IF(AND(ISDATE([Início Previsto]@row); ISDATE([Prazo Previsto]@row); ISDATE([Início Real]@row); ISDATE([Prazo Realizado]@row)); “Em Validação”; IF(AND(ISDATE([Início Previsto]@row); ISDATE([Prazo Previsto]@row); ISDATE([Início Real]@row)); “Em Andamento”; IF(PARENT([Status Projetos]@row) = “Na Fila”; “A Iniciar”; IF(AND(ISDATE([Início Previsto]@row); ISDATE([Prazo Previsto]@row)); “A Iniciar”))))))))))))

  1. Fórmula Parent e Cancelado, estão explicados nos itens 4 e 5 no documento, no item “Fórmulas Genéricas”
  2. Fórmula Em Andamento e A Iniciar estão explicados nos itens 7 e 8 no documento, no item “Fórmulas Genéricas”
  1. Fórmula Backlog: IF(PARENT([Status Projetos]@row) = “Backlog”; ” “. Essa fórmula tem como gatilho, a coluna “Status Projetos” ser igual a Backlog, deixando então, o campo “Status Tarefa”, EM BRANCO.
  1. Fórmula Concluído: IF(AND([Em Validação]@row = “False”; [Aguardando Retorno]@row = 0; ISDATE([Início Previsto]@row); ISDATE([Prazo Previsto]@row); ISDATE([Início Real]@row); ISDATE([Prazo Realizado]@row)); “Concluído”. Essa fórmula possui como parâmetros, o preenchimento de TODOS os campos de data, bem como as colunas “Em Validação” e “Aguardando Retorno” não estejam LIGADAS, e então, o status será alterado para CONCLUÍDO.
  1. Fórmula Cancelado (de acordo com o status do paizinho): IF(PARENT([Status Projetos]@row) = “Cancelado”; “Cancelado”. Se o status de PROJETO for cancelado, a tarefa automaticamente irá alterar o status para CANCELADO.
  1. Fórmula Standby: IF(PARENT([Status Projetos]@row) = “Standby”; “Standby”. Essa fórmula possui como parâmetro, o status de PROJETO ser igual a Standby. Automaticamente, o status de TAREFA irá alterar para STANDBY.
  1. Fórmula Recorrência: IF(PARENT([Status Projetos]@row) = “Recorrência”; “Recorrência”. Essa fórmula possui como parâmetro, o status de PROJETO ser igual a Recorrência. Automaticamente, o status de TAREFA irá alterar para RECORRÊNCIA.
  1. Fórmula Aguardando Retorno: IF([Aguardando Retorno]@row = 1; “Aguardando Retorno”. Essa fórmula possui como parâmetro, o “Flag” da bandeirinha, ou seja, ao ligar a bandeirinha, o status de TAREFA irá ser alterado para AGUARDANDO RETORNO.
  1. Fórmula Em Validação: IF(AND(ISDATE([Início Previsto]@row); ISDATE([Prazo Previsto]@row); ISDATE([Início Real]@row); ISDATE([Prazo Realizado]@row)); “Em Validação”. Essa fórmula possui como parâmetro, o preenchimento de TODOS os campos de data. Após o preenchimento de todos os campos, o status será alterado para EM VALIDAÇÃO.
  1. Fórmula A Iniciar (conforme status paizinho): IF(PARENT([Status Projetos]@row) = “Na Fila”; “A Iniciar”. Essa fórmula tem como parâmetro, o status de PROJETO ser igual a Na Fila. Ao ser alterado o status de projeto para Na Fila, o status de TAREFA irá alterar automaticamente para A INICIAR
  1. Fórmula saúde da demanda: 

=IF(Parent@row > 0; ” “; IF([Status Tarefa]@row = “Cancelado”; ” “; IF(AND(OR([Prazo Previsto]@row = [Prazo Realizado]@row; [Prazo Realizado]@row < [Prazo Previsto]@row); [Status Tarefa]@row = “Concluído”); “Verde”; IF(AND(OR([Status Tarefa]@row = “A Iniciar”; [Status Tarefa]@row = “Em Andamento”; [Status Tarefa]@row = “Em Validação”); TODAY() > [Prazo Previsto]@row); “Vermelho”; IF(OR(OR([Status Tarefa]@row = “Em Andamento”; [Status Tarefa]@row = “Em Validação”; [Status Tarefa]@row = “A Iniciar”); TODAY() = [Prazo Previsto]@row; [Prazo Previsto]@row > TODAY()); “Verde”; IF(AND([Status Tarefa]@row = “Concluído”; [Prazo Realizado]@row > [Prazo Previsto]@row); “Amarelo”))))))

  1. Fórmula Parent e Cancelado, estão explicados nos itens 4 e 5 no documento, no item “Fórmulas Genéricas”
  1. Fórmula bolinha Amarela, está explicado no item 9 no documento, no item “Fórmulas Genéricas”
  1. Fórmula bolinha Verde (status Concluído): IF(AND(OR([Prazo Previsto]@row = [Prazo Realizado]@row; [Prazo Realizado]@row < [Prazo Previsto]@row); [Status Tarefa]@row = “Concluído”); “Verde”. Essa fórmula possui como parâmetros, os campos “Prazo Previsto” ser IGUAL ao campo “Prazo Realizado” OU “Prazo Previsto” ser MAIOR que o “Prazo Realizado” e o status da TAREFA ser igual a “Concluído”. 
  1. Fórmula bolinha verde (status A Iniciar, Em Andamento, Em Validação): IF(OR(OR([Status Tarefa]@row = “Em Andamento”; [Status Tarefa]@row = “Em Validação”; [Status Tarefa]@row = “A Iniciar”); TODAY() = [Prazo Previsto]@row; [Prazo Previsto]@row > TODAY()); “Verde”. Essa fórmula possui como parâmetros, os campos “Prazo Previsto” ser IGUAL ao dia de HOJE, OU “Prazo Previsto” ser MAIOR que HOJE, e o status da TAREFA ser igual a “A Iniciar”, “Em Validação” ou “Em Andamento”.
  1. Fórmula bolinha Vermelha: IF(AND(OR([Status Tarefa]@row = “A Iniciar”; [Status Tarefa]@row = “Em Andamento”; [Status Tarefa]@row = “Em Validação”); TODAY() > [Prazo Previsto]@row); “Vermelho”. Essa fórmula possui como parâmetros, o campo “Prazo Previsto” ser MENOR que HOJE, e o status da TAREFA ser igual a “A Iniciar”, “Em Validação” ou “Em Andamento”.
  1. Fórmula duração Standby:

=[Fim Standby]@row – [Início Standby]@row. Essa fórmula tem como parâmetro o preenchimento dos campos de data Início Standby e Fim Standby. Após o preenchimento destes dois campos, será calculada automaticamente a duração do Standby.

PLANO DE AÇÃO

  1. Fórmula Status: 

=IF(CONTAINS([Prazo Realizado]@row; “X”); “Cancelado”; IF(ISDATE([Prazo Realizado]@row); “Concluido”; ;IF(ISDATE([Início Realizado]@row); “Em Andamento”; IF(OR(ISBLANK([Início Previsto]@row); ISDATE([Prazo Previsto]@row); ISDATE([Início Previsto]@row)); “Planejado”)))))

  1. Fórmula Concluido: IF(ISDATE([Prazo Realizado]@row); “Concluido”. Essa fórmula possui como parâmetro, o campo “Prazo Realizado” ser uma DATA.
  1. Fórmula Cancelado: IF(CONTAINS([Prazo Realizado]@row; “X”); “Cancelado”. Essa fórmula possui como parâmetro, o campo “Prazo Realizado” ser um X. 
  1. Fórmula Em Andamento: IF(ISDATE([Início Realizado]@row); “Em Andamento”. Essa fórmula possui como parâmetro, o campo “Início Realizado” ser uma DATA.
  1. Fórmula Planejado: IF(OR(ISBLANK([Início Previsto]@row); ISDATE([Prazo Previsto]@row); ISDATE([Início Previsto]@row)); “Planejado” Essa fórmula possui como parâmetro, TODOS os campos de data estarem em BRANCO OU os campos “Prazo Previsto” ou “Início Previsto” serem DATAS.
  1. Fórmula Bolinhas:

=IF(Status@row = “Concluido”; “Verde”; IF(Status@row = “Cancelado”; ” “; IF(Status@row = “Planejado”; “Azul”; IF(OR(TODAY() > [Prazo Previsto]@row; [Início Realizado]@row > [Prazo Previsto]@row; [Início Realizado]@row > [Início Previsto]@row); “Vermelho”; IF(Status@row = “Em Andamento”; “Amarelo”)))))

  1. Fórmula bolinha Verde: IF(Status@row = “Concluido”; “Verde”. Essa fórmula possui como parâmetro, o status ser Concluido.
  1. Fórmula bolinha azul: IF(Status@row = “Planejado”; “Azul”. Essa fórmula possui como parâmetro, o status ser Planejado.
  1. Fórmula Cancelado: IF(Status@row = “Cancelado”; ” “. Essa fórmula possui como parâmetro, o status ser cancelado, e o campo “Status 2”, fica EM BRANCO.
  1. Fórmula bolinha vermelha: IF(OR(TODAY() > [Prazo Previsto]@row; [Início Realizado]@row > [Prazo Previsto]@row; [Início Realizado]@row > [Início Previsto]@row); “Vermelho”. Essa fórmula tem como parâmetro, os campos de data “Prazo Previsto” ser MENOR que HOJE, ou “Início Realizado” for MAIOR que o “Prazo Previsto” ou “Início Realizado” ser MAIOR que o “Início Previsto”, dando como resultado, a bolinha vermelha (atrasado).
  1. Fórmula bolinha amarela: IF(Status@row = “Em Andamento”; “Amarelo”. Essa fórmula possui como parâmetro, o status ser Em Andamento, sem conter ATRASOS.

SOLICITAÇÕES DE PAGAMENTO 

  1. Fórmula de cálculo de SLA de pagamentos: 

=NETWORKDAYS(Criado@row; [Data de Vencimento:]@row). Essa fórmula tem como parâmetro, calcular os dias úteis entre os campos de data de criação do chamado e a data de vencimento do item a ser pago. 

STORM

  1. Fórmula bolinhas Storm:

=IF(AND(OR(Status@row = “Na Fila de Desenvolvimento”; Status@row = “Em Desenvolvimento”); TODAY() > [Prazo Previsto]@row); “Vermelho”; IF(OR(OR(Status@row = “Na fila de desenvolvimento”; Status@row = “Em desenvolvimento”); [Prazo Previsto]@row > TODAY(); TODAY() = [Prazo Previsto]@row); “Verde”; IF(AND(OR(Status@row = “Concluido”; Status@row = “Em Validação”); [Prazo Realizado]@row = [Prazo Previsto]@row); “Verde”; IF(AND(OR(Status@row = “Concluido”; Status@row = “Em Validação”); [Prazo Realizado]@row > [Prazo Previsto]@row); “Amarelo”))))

  1. Fórmula bolinha vermelha: =IF(AND(OR(Status@row = “Na Fila de Desenvolvimento”; Status@row = “Em Desenvolvimento”); TODAY() > [Prazo Previsto]@row); “Vermelho”. Essa fórmula possui como parâmetro, a demanda possuir o status Em Desenvolvimento OU Na Fila de Desenvolvimento E HOJE ser MAIOR que o campo Prazo Previsto
  1. Fórmula bolinha verde: IF(OR(OR(Status@row = “Na fila de desenvolvimento”; Status@row = “Em desenvolvimento”); [Prazo Previsto]@row > TODAY(); TODAY() = [Prazo Previsto]@row); “Verde”. Essa fórmula possui como parâmetro, o campo Status ser Na Fila de Desenvolvimento OU Em Desenvolvimento e o campo Prazo Previsto ser MAIOR que HOJE OU o campo Prazo Previsto ser IGUAL a HOJE.
  1. Fórmula bolinha verde 2:  IF(AND(OR(Status@row = “Concluido”; Status@row = “Em Validação”); [Prazo Realizado]@row = [Prazo Previsto]@row); “Verde”
  1. Fórmula bolinha amarela: IF(AND(OR(Status@row = “Concluido”; Status@row = “Em Validação”); [Prazo Realizado]@row > [Prazo Previsto]@row); “Amarelo”
  1. Fórmula bolinhas homologação Fontes:

=IF(AND(OR([Homologação Prevista]@row = TODAY(); [Homologação Prevista]@row > TODAY()); Status@row = “Em Validação”); “Acima”; IF(AND(OR([Homologação Realizada]@row = [Homologação Prevista]@row; [Homologação Realizada]@row < [Homologação Prevista]@row); Status@row = “Concluido”); “Acima”; IF(AND(Status@row = “Concluido”; [Homologação Realizada]@row > [Homologação Prevista]@row); “Inalterado”; IF(AND(AND(Status@row = “Em Validação”); TODAY() > [Homologação Prevista]@row); “Abaixo”))))

  1. Fórmula acima (setinha verde): =IF(AND(OR([Homologação Prevista]@row = TODAY(); [Homologação Prevista]@row > TODAY()); Status@row = “Em Validação”); “Acima”;
  1. Fórmula acima 2 (setinha verde): IF(AND(OR([Homologação Realizada]@row = [Homologação Prevista]@row; [Homologação Realizada]@row < [Homologação Prevista]@row); Status@row = “Concluido”); “Acima”;
  1. Fórmula Inalterado (tracinho amarelo): IF(AND(Status@row = “Concluido”; [Homologação Realizada]@row > [Homologação Prevista]@row); “Inalterado”
  1. Fórmula abaixo 2 (setinha vermelha): IF(AND(AND(Status@row = “Em Validação”); TODAY() > [Homologação Prevista]@row); “Abaixo”
  1. Fórmula Multiplicação Financeiro: 

=IF(AND(OR(Status@row = “Backlog Fin. (Comissionamento)”; Status@row = “Backlog Fin (Intecom)”; Status@row = “Backlog Finanças”); Fila@row = “FIFO STORM”); Probabilidade@row * Ocorrência@row * HH@row). 

  1. Fórmula Backlog: =IF(AND(OR(Status@row = “Backlog Fin. (Comissionamento)”; Status@row = “Backlog Fin (Intecom)”; Status@row = “Backlog Finanças”); Essa fórmula possui como parâmetro, o item estar em um dos backlogs do financeiro: comissionamento, intecom ou finanças.
  1. Fórmula Multiplicação e Fila, estão explicados nos itens 10 e 11 no documento, no item “Fórmulas Genéricas”
  1. Fórmula Multiplicação demais diretorias:

 está explicado no item 13 no documento, no item “Fórmulas Genéricas”

  1. Fórmula Rank:

 está explicado no item 12 no documento, no item “Fórmulas Genéricas”

  1. Na fila: 

=IF(AND(AND(Fila@row = “FIFO STORM”); Status@row = “Na Fila de Desenvolvimento”); Probabilidade@row * Ocorrência@row * HH@row). Essa fórmula tem como parâmetros, o item possuir como fila “FIFO STORM”, o status ser “Na Fila de Desenvolvimento”. Confirmando esses dois pontos, acarretará na multiplicação das colunas “Probabilidade”, “Ocorrência” e “HH”.

  1. Desempate:

=IF(AND(Diretor@row = “Geovana”; Status@row = “Na fila de desenvolvimento”; Fila@row = “FIFO STORM”); [Na Fila]@row – [Desempate OP]@row; IF(AND(Diretor@row = “Alexandre”; Status@row = “Na fila de desenvolvimento”; Fila@row = “FIFO STORM”); [Na Fila]@row – [Desempate Fin]@row; IF(AND(Diretor@row = “João Neto”; Status@row = “Na fila de desenvolvimento”; Fila@row = “FIFO STORM”); [Na Fila]@row – [Comercial Desempate]@row; IF(AND(Diretor@row = “Nunes”; Status@row = “Na fila de desenvolvimento”; Fila@row = “FIFO STORM”); [Na Fila]@row – [Dados Desempate]@row; IF(AND(Diretor@row = “Jesica”; Status@row = “Na fila de desenvolvimento”; Fila@row = “FIFO STORM”); [Na Fila]@row – [MKT desempate]@row; IF(AND(Diretor@row = “Marco”; Status@row = “Na fila de desenvolvimento”; Fila@row = “FIFO STORM”); [Na Fila]@row – [Débitos Desempate]@row; IF(AND(Diretor@row = “Fernando”; Status@row = “Na fila de desenvolvimento”; Fila@row = “FIFO STORM”); [Na Fila]@row – [RH desempate]@row))))))).

  1. Fórmula desempate (geral): IF(AND(Diretor@row = “Geovana”; Status@row = “Na fila de desenvolvimento”; Fila@row = “FIFO STORM”); [Na Fila]@row – [Desempate OP]@row;. Essa fórmula possui como parâmetros, o item ter como status “Na fila de desenvolvimento”, ter como fila “FIFO STORM” e também, o diretor da área. No exemplo acima, utilizamos a Geovana como parâmetro. Após todas as informações parametrizadas, serão subtraídas as colunas “Na Fila” pela “Desempate OP”.

OBS.: OP = Operacional

  1. Fórmula prioridade: 

=IF(OR([Rank financeiro]@row = 1; [Rank Op]@row = 1; [Rank Comercial]@row = 1; [Rank Débitos]@row = 1; [Rank Dados]@row = 1; [Rank MKT]@row = 1; [Ordem da Fila]@row = 1; [Rank RH]@row = 1); “Cinco”; IF(OR([Rank financeiro]@row = 2; [Rank Op]@row = 2; [Rank Comercial]@row = 2; [Rank Débitos]@row = 2; [Rank Dados]@row = 2; [Rank MKT]@row = 2; [Ordem da Fila]@row = 2; [Rank RH]@row = 2); “Quatro”; IF(OR([Rank financeiro]@row = 3; [Rank Op]@row = 3; [Rank Comercial]@row = 3; [Rank Débitos]@row = 3; [Rank Dados]@row = 3; [Rank MKT]@row = 3; [Ordem da Fila]@row = 3; [Rank RH]@row = 3); “Três”; IF(OR([Rank financeiro]@row > 3; [Rank Op]@row > 3; [Rank Comercial]@row > 3; [Rank Débitos]@row > 3; [Rank Dados]@row > 3; [Rank MKT]@row > 3; [Ordem da Fila]@row > 3; [Rank RH]@row > 3); “Um”))))

  1. Fórmula 5 estrelas: =IF(OR([Rank financeiro]@row = 1; [Rank Op]@row = 1; [Rank Comercial]@row = 1; [Rank Débitos]@row = 1; [Rank Dados]@row = 1; [Rank MKT]@row = 1; [Ordem da Fila]@row = 1; [Rank RH]@row = 1); “Cinco”. Essa fórmula possui como parâmetro, o item ser o número 1 na coluna de rank, assim como ter o status de backlog ou estar na fila de desenvolvimento. 
  1. Fórmula 4 estrelas: IF(OR([Rank financeiro]@row = 2; [Rank Op]@row = 2; [Rank Comercial]@row = 2; [Rank Débitos]@row = 2; [Rank Dados]@row = 2; [Rank MKT]@row = 2; [Ordem da Fila]@row = 2; [Rank RH]@row = 2); “Quatro”. Essa fórmula possui como parâmetro, o item ser o número 2 na coluna de rank, assim como ter o status de backlog ou estar na fila de desenvolvimento. 
  1. Fórmula 3 estrelas: IF(OR([Rank financeiro]@row = 3; [Rank Op]@row = 3; [Rank Comercial]@row = 3; [Rank Débitos]@row = 3; [Rank Dados]@row = 3; [Rank MKT]@row = 3; [Ordem da Fila]@row = 3; [Rank RH]@row = 3); “Três”. Essa fórmula possui como parâmetro, o item ser o número 3 na coluna de rank, assim como ter o status de backlog ou estar na fila de desenvolvimento. 
  1. Fórmula 1 estrela: IF(OR([Rank financeiro]@row > 3; [Rank Op]@row > 3; [Rank Comercial]@row > 3; [Rank Débitos]@row > 3; [Rank Dados]@row > 3; [Rank MKT]@row > 3; [Ordem da Fila]@row > 3; [Rank RH]@row > 3); “Um”. Essa fórmula possui como parâmetro, o item ser MAIOR QUE 3 na coluna de rank, assim como ter o status de backlog ou estar na fila de desenvolvimento. 
  1. Fórmula ordem da fila: 

=IF(ISNUMBER(Desempate@row); RANKEQ(Desempate@row; Desempate:Desempate; 0)). Essa fórmula tem como parâmetro, criar um rank da coluna Desempate, disponibilizando na coluna “Ordem Fila”, o número do item (em ordem crescente)

ATENDIMENTO – MONITORIA

Todas as fórmulas da pasta estão buscando os dados na planilha “Métricas” (na pasta monitoria):

  • Procura um valor e retorna o valor correspondente na mesma linha, mas em outra coluna (dependendo dos seus critérios).

=IFERROR(VLOOKUP(ATENDENTE@row; {Métricas Intervalo 1}; 2; false); “Não encontrado”) – além da fórmula vlookup, coloquei um IFERROR para em casos de não retornar valor a fórmula retorna uma frase que eu determinar.

=IF(Cordialidade@row = “”; “”; (VLOOKUP(Cordialidade@row; {Métricas Intervalo 3}; 2; false))) – além da fórmula vlookup, coloquei um IF  para em casos de não haver valor a fórmula permanece a célula vazia.

=IF([Conteúdo respondido corretamente]@row = “”; “”; (VLOOKUP([Conteúdo respondido corretamente]@row; {Métricas Intervalo 4}; 2; false))) – além da fórmula vlookup, coloquei um IF  para em casos de não haver valor a fórmula permanece a célula vazia.

=IF([1ª Interação (em minutos)]@row = “”; “”; IF([1ª Interação (em minutos)]@row < 3; 5; 0)) – neste caso o IF retorna meta estabelecida pelo atendimento, encontrada também na planilha de métricas.

=IF([Utilização do script padrão]@row = “”; “”; VLOOKUP([Utilização do script padrão]@row; {Métricas Intervalo 5}; 2; false)) – além da fórmula vlookup, coloquei um IF  para em casos de não haver valor a fórmula permanece a célula vazia.

=IF([Agilidade Respostas]@row = “”; “”; (VLOOKUP([Agilidade Respostas]@row; {Métricas Intervalo 2}; 2; false))) – além da fórmula vlookup, coloquei um IF  para em casos de não haver valor a fórmula permanece a célula vazia.

=IF([Tabulação Correta]@row = “”; “”; (VLOOKUP([Tabulação Correta]@row; {Métricas Intervalo 6}; 2; false))) – além da fórmula vlookup, coloquei um IF  para em casos de não haver valor a fórmula permanece a célula vazia.

=IF(Resolutividade@row = “”; “”; (VLOOKUP(Resolutividade@row; {Métricas Intervalo 8}; 2; false))) – além da fórmula vlookup, coloquei um IF  para em casos de não haver valor a fórmula permanece a célula vazia.

=IF([Tempo para encerramento (em minutos)]@row < 6; 5; IF(AND([Tempo para encerramento (em minutos)]@row < 9; [Encerramento por inatividade? (Sem interação)]@row = “Não”); 5; IF(AND([Tempo para encerramento (em minutos)]@row < 9; [Encerramento por inatividade? (Sem interação)]@row = “Sim”); 0; 0))) – neste caso o IF retorna metas estabelecidas pelo atendimento, encontrada também na planilha de métricas.

  • Faz a soma de todas as notas dadas no monitoramento, com seus respectivos critérios.

=IF(SUM([Nota Cordialidade]@row; [Nota Resposta Correta]@row; [Nota 1° Interação]@row; [Nota Script padrão]@row; [Nota Agilidade respostas]@row; [Nota Tabulação]@row; [Nota Tempo encerramento]@row; [Nota Resolutividade]@row) = “0”; “Pendente de análise”; (SUM([Nota Cordialidade]@row; [Nota Resposta Correta]@row; [Nota 1° Interação]@row; [Nota Script padrão]@row; [Nota Agilidade respostas]@row; [Nota Tabulação]@row; [Nota Tempo encerramento]@row; [Nota Resolutividade]@row))) – além da somatória de todas as métricas do monitoramento, possui uma condição que na situação de não haver notas a fórmula retorna uma frase que eu determinar.

  • Na planilha “Reclamações – Atendimento” possui a fórmula Vlookup com IF, para casos de não ter a célula preenchida, não voltar com erro.

=IF(Atendente@row = “”; “”; (VLOOKUP(Atendente@row; {Métricas Intervalo 2}; 3; false))) – além da fórmula vlookup, coloquei um IF  para em casos de não haver valor a fórmula permanece a célula vazia.

=IF(Atendente@row = “”; “”; (VLOOKUP(Atendente@row; {Métricas Intervalo 1}; 4; false))) – além da fórmula vlookup, coloquei um IF  para em casos de não haver valor a fórmula permanece a célula vazia.

ACORDO JUDICIAL – RISCO OPERACIONAL

  • A fórmula é um cálculo financeiro que tem o intuito de dizer a porcentagem de economia que tivemos em determinado acordo judicial, para cada tipo de situação de contrato.

=IFERROR(IF([SITUAÇÃO DO CONTRATO]@row = “ADMINISTRATIVAMENTE”; (ALÇADA@row / [CONDENAÇÃO/MÉDIA]@row) – (1); IF([SITUAÇÃO DO CONTRATO]@row = “COMPENSADO”; (ALÇADA@row / [CONDENAÇÃO/MÉDIA]@row) – (1); IF([SITUAÇÃO DO CONTRATO]@row = “DEVOLVIDO JUDICIAL”; (ALÇADA@row / [CONDENAÇÃO/MÉDIA]@row) – (1); IF([SITUAÇÃO DO CONTRATO]@row = “NÃO DEVOLVIDO”; (SUM(ALÇADA@row; [VALOR DO CONTRATO]@row)) / ([CONDENAÇÃO/MÉDIA]@row) – (1); IF([SITUAÇÃO DO CONTRATO]@row = “TERCEIROS”; (SUM(ALÇADA@row; [VALOR DO CONTRATO]@row)) / ([CONDENAÇÃO/MÉDIA]@row) – (1); “”))))); “-“) – neste caso o IF retorna o resultado do cálculo para cada situação, além de possuir outras duas saídas para os casos de célula vazia e célula com erro.

Ao disponibilizar uma coleção de fórmulas para Smartsheet com a mesma lógica, esperamos proporcionar aos usuários ferramentas que agilizem seus processos, promovam a consistência dos dados e ajudem na automação de tarefas repetitivas. A padronização dessas fórmulas em diversas tabelas oferece uma maneira eficiente de gerenciar e analisar informações de forma simples, sem a necessidade de criar novas soluções do zero a cada projeto. Com essas fórmulas em mãos, equipes podem se concentrar no que realmente importa: alcançar resultados mais rápidos e precisos, mantendo o controle sobre todas as variáveis envolvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *